O Ministério Público do Maranhão realiza sexta-feira (30), audiência pública sobre Saúde,em Cândido Mendes, com objetivo de garantir os direitos da população nessa área. Segundo o promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, a comunidade do município sofre de problemas relacionados ao meio ambiente, a criminalidade e a carência nos serviços de saúde oferecidos aos moradores da cidade.
Vista parcial da sede do município
A audiência pública sobre saúde foi anunciada pelo promotor Hagamenon Azevedo, em entrevista ao programa Estação Ministério Público Maranhão, produzido pela Procuradoria Geral de Justiça, transmitido pela rádio São Luís, freqüência 1340 khz, sempre aos sábados, das 9h às 10h. Nesse programa, também houve a participação do procurador do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o professor-doutor especialista Psicologia Jurídica, Jorge Trindade, que veio a São Luís ministrar palestra aos novos promotores na Escola Superior do Ministério Público. Doutor Trindade abordou a importância da psicologia jurídica no trabalho do Ministério Público brasileiro.
Cândido Mendes - A inexistência de um hospital com capacidade para realizar cirurgia e o controle da verba destinada para a saúde pelo prefeito do município, ao invés do secretário municipal de saúde, como reza a lei, são alguns dos problemas vividos pelos moradores de Cândido Mendes, apontados pelo promotor.
Hagamenon Azevedo pede que comunidade participe da audiência pública, na sexta-feira (30), e, fale das dificuldades encontradas quando buscam atendimento médico na cidade. “O cidadão não pode admitir ser mal-atendido. O médico deve atender o paciente de forma humanizada. Caso contrário, a pessoa deve denunciar para a Promotoria, pelo telefone (98) 3396-1143”, garantiu.
Com relação ao meio ambiente, o promotor afirma que acompanha o trabalho desenvolvido pela mineradora e pelos garimpos existentes no município, através de visitas nos locais identificando o uso de produtos químicos, a documentação das firmas, dentre outros aspectos. Essas atividades geram desenvolvimento, emprego, geração de renda, mas o promotor diz que é indispensável preservar o meio ambiente.
Criminalidade - O tráfico de drogas é o responsável pela maioria das ocorrências policiais de Cândido Mendes. Neste aspecto, o promotor lembra que a experiência adquirida em 11 anos, como delegado da Policia Civil, lhe dão segurança para identificar mais facilmente, a pessoa que comete um delito de um psicopata.
Essa distinção, segundo o professor doutor, especialista em Psicologia Jurídica, Jorge Trindade, disse ao programa Estação Ministério Público, que é fundamental para que seja apresentada, pelos promotores, uma decisão mais justa. Para tanto é necessário ter conhecimento de como funciona o psicológico de um apenado, cujos valores foram alterados após convivência no sistema prisional.
O professor, Jorge Trindade, explicou que nos Estados Unidos e Canadá, a Psicologia Jurídica Investigatória é utilizada para identificar o perfil psicológico do preso. Desta forma, é possível saber qual o delito a pessoa é capaz de cometer, ou, se trata-se de um psicopata cuja mente é voltada para o mundo do crime.
Você pode conferir a íntegra do último programa que está disponibilizado no site do Ministério Público no item boletins de áudio - Estação MP – MA 24.09.2011 Programa 17 parte única.
Nenhum comentário:
Postar um comentário