segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ARRANJOS POLÍTICOS LOCAL EM CODÓ-MA

O termo APL é em homenagem ao amigo Teixeira, Professor do IFMA, político consciente e sindicalista de luta. Foi candidato a vice de Codó com o Dr. Mendes, em 2008. 
Vou brincar um pouco com nossa imaginação e ousar delinear uma configuração política para as eleições de 2012. Se 2012 fosse hoje quem seriam os candidatos à Prefeito e Vice-Prefeito de Codó, respectivamente? Acompanhando as matérias de blogs, no velho e bom rádio, na TV e nos movimentos dados pelos diversos grupos políticos, nós teríamos, a exemplo de 2008, cinco grupos: Zito e Zé Francisco; Ricardo Archer(Pai) e Zé Inácio; Francisco Nagib e Nilcenia (ou Araújo Neto); Biné/Camilo e Hildemberg; Arlindo Salazar e ?. 
 A dupla ZZ começa a ganhar formato quando o Zé Francisco se filia ao PT. Washington (vice-governador) e o Zito estão muito próximos. O PT em Codó não tem autonomia para decidir e seguirá a orientação da Governadora com apoio do Vice-Governador. Roseana é vingativa e não confia mais em Biné e FC não tem a força do mandato (lembrem do caso PSD).
Ricardo(pai) e Zé Inácio> Esse namoro já aconteceu na eleição de 2008. Zé conversava com Zito e Cristina Archer, decidiu por Zito. Com a briga ficou sem espaço no Governo, tem sido adversário de Biné e não aceitaria ser vice de Francisco Nagib. Ricardo é candidato. Se a lei da ficha limpa prosperar ele passa o cajado para o filho no último dia. A lei eleitoral permite. Vota-se no filho pensando que é no pai.
 Camilo ou Biné e Hildemberg> Biné não que ser mais candidato essa é a verdade. Se a Câmara reprovar suas contas ele passa o cajado para o filho Camilo e ainda diz para os seus fiéis eleitores que foi perseguição e por isso devem apoiar o Camilo. Criará um sentimento de revanche o que aumentará o apelo pelo filho. Se Biné simplesmente desistir da candidatura e apoiar o filho o eleitor se sentirá mais livre para mudar o voto. Precisa, então, de um fato político para criar esse sentimento de revanche e manter a base eleitoral.
Francisco Nagib e Nilcênia Gomes ou Araújo Neto > O mote da campanha seria a mudança. FC percebeu que é preciso ter um mandato não basta só ser grande empresário (vejam o caso PSD), é bom para os negócios empresariais. Lança o jovem Nagib como preparação para a campanha de Deputado Federal em 2014. Não será a campanha milionária que todos imaginam, sabe que não ganha de primeira, já tem a experiência das campanhas do Zito. Farão Vereadores para sustentar a campanha para Deputado aqui e em outros municípios e apoiarão alguns Prefeitos.
Arlindo Salazar e ? > Manterá o mesmo propósito de 2008, apresentar-se como alternativa ao eleitor que quer a mudança que Codó precisa. O Vice ainda está indefinido, precisa encontrar alguém com vocação política e coragem para enfrentar a artilharia financeira dos poderosos. Acredita no desejo de mudança que está inflado no coração de muitos eleitores. Tem programa, propostas e nenhum recurso financeiro.
Há possíveis configurações apontadas por amigos (sem definição do cabeça de chapa) para esta candidatura. Arlindo e Mendes, Arlindo e Pedro Belo, Arlindo e Professor Edelson.   Arlindo e Mano Xinxin.
As configurações acima são baseadas nos fatos até o momento, tudo pode tomar outra direção.

Um comentário:

Anônimo disse...

. . . pareçe exatamente o q se passa em nossa cidade. Seu pensamento é o q ja está acontecendo e vai se confirmar nas eleiçoes de 2012.